A consolidação da cooperação entre mundo universitário e mundo empresarial é uma das prioridades como plataforma para o desenvolvimento científico, acesso ao primeiro emprego e na decisão à criação do auto emprego.Perante este contexto a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (AEISCSP-UTL) com o Núcleo de Gestão de Recursos Humanos (NGRH-UTL), a ONG Raise It Now! e a Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos (APG), vão realizar no dia 29 de Fevereiro de 2012, a segunda edição do iJob Party (Into the job party).Horário: 29 fevereiro 2012 de 10:00 a 19:00
Local: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Cidade: Lisboa
Site ou Mapa: http://www.facebook.com/events/356171157728687/
Tipo de evento: feira interactiva de emprego e empreendedorismo

Muito se tem falado sobre a questão de alguém ter dito que temos de ser menos piegas.
Se nos compararmos com determinados povos que sofrem diariamente na pele, consequências que vão contra os direitos humanos, então pode que sejamos realmente piegas, mas a verdade é que quando nos habituamos a uma praia com água a 28º graus, até a de 22º é fria, e que mal tem habituar-nos ao que é bom, será que viemos ao mundo para sofrer...? Na minha opinião, não.
Não tem mal ser "piegas", mas acredite que se você não fizer o que tem de fazer pela sua vida, ninguém o irá fazer continuamente por si.
Decida ser "piegas" apenas duas horas por semana, não tem nada de mal e até sabe bem, mas nas restantes horas decida ser o timoneiro da sua vida. Mas não esqueça que já não há Caravelas, hoje os barcos necessitam de novos conhecimentos
Quando nos é detetado sintomas de uma qualquer doença/dor, normalmente receita-se medicamentos para curar/minimizar a doença/dor, e raramente se coloca como prioritário saber a sua origem.
Uma questão fundamental é então, percebermos a origem dessa "pieguice".
Uma das origens é sem dúvida o "Software" que o ensino/sociedade em geral nos "instalou", assente na necessidade de quem governa o mundo (o dinheiro ou seja, os que têm poder financeiro) de formar pessoas para serem empregados, pois precisam de mão de obra barata e quanto mais oferta, mais barata é.
Este "Software" até produziu alguns resultados na 2ª Civilização, houve empregados que conseguiram alcançar um bom estilo de vida, levou-os a terem ainda hoje razoáveis reformas, proporcionou até a alguns "rebeldes" a possibilidade de terem pequenos negócios que lhes proporcionou um bom estilo de vida. Coisas do passado...
No entanto, estamos há mais de 12 anos na 3ª Civilização e o "Software" que continua a ser "instalado" pelo ensino/sociedade continua praticamente a ser o mesmo. Este "Software" leva a maioria das pessoas a verem, decidirem e AGIREM de determinada forma, convencidos que vão ter os resultados que avós e pais tiveram na 2ª Civilização.
Imagine que hoje alguém lhe dizia que anda à procura de emprego para trabalhar numa fábrica de discos de vinil, pois é essa a sua especialização, ou que alguém que quer criar o seu próprio negócio lhe dizia que vai criar uma fábrica para fazer discos de vinil, quando já estamos na era do mp4?
Que lhe dizia?
Incentivava-o ou procurava fazer-lhe ver que o "Software" dele está desatualizado?
Será que você conhece alguém (intimamente) que continua à procura de fazer algo que já não funciona no século XXI, pelo menos de forma a dar bons resultados ?
Ainda que em alguns casos até hajam motivos (por má governação do país/mundo) para ser "piegas", que adianta? Vamos ficar à espera que alguém nos cure a nossa "doença/dor"?
A solução será estar à espera que alguém crie empresas, para que depois estas possibilitem os empregos que alguns teimosamente continuam à procura? Claro que não. Bem, o que quiser continuar aí..., não tem porque mudar, não é obrigatório.
Será que a solução é você pelo menos criar o seu próprio "emprego"? Tenho um parceiro que diz que a única forma de não sermos despedidos hoje em dia é sermos o nosso próprio patrão.
Mas será que se estiver suficientemente consciente quer continuar a procurar um emprego cada 1/2 anos, ou no caso de empresários, continuar a ter ou montar um negócio que a única coisa que proporciona hoje em dia é 12 horas de trabalho diário e 1/3 do rendimento de há 10 anos atrás (com tendência para piorar)?
Serão estas as soluções que vão proporcionar a segurança que as pessoas necessitam para poderem programar o futuro? Se para si é, não tem nada de mal, é a sua decisão e como tal deve ser respeitada, mas espere sentado, pois corre o risco de ficar demasiado cansado e cair para o lado..."Morto" (leia-se sem sonhos, sem perspetiva)
Reflita um pouco... prefere acreditar que o seu futuro está nas suas mãos ou na dos outros?
Lembre-se que quando não é você que decide o seu futuro, alguém se encarrega de fazê-lo, para seu próprio benefício.
Comece por colocar em causa a utilidade do "Software" que a escola/sociedade lhe "instalou" no seu "Hardware", comece por analisar que tipo de resultados esse "Software" lhe está a proporcionar, pois pode que esteja DESATUALIZADO e não lhe proporcione os mesmos resultados de há 20/30 anos atrás, quando ainda se vivia na 2ª Civilização.
Estamos na 3ª Civilização, o software tem de ser outro, mas o que nos foi "instalado" é da 2ª Civilização.
Comprava um PC com um hardware altamente potente, que tivesse instalado o Windows 95?
Todos temos "hardwares" potentes, mas muitos ainda têm o "Windows 95" e por isso não estão a conseguir processar a informação atual, DÁ-LHES ERRO quando lhes é proposto por exemplo criarem um projeto próprio que possibilita 3 meses de experiência, sem risco financeiro, compatível numa primeira fase com o trabalho atual, acompanhamento prático e teórico por um mentor, em que o sucesso está diretamente relacionado com a nossa capacidade de fazer outras pessoas terem sucesso, está delineado para fazer com que a riqueza seja dividida tendo como ponto de partida a igualdade de oportunidades, etc. O Windows 95 não tem poder para interpretar estas caraterísticas, pois na 2ª Civilização, estas eram INCONCEBÍVEIS.
Muitos dos nossos parceiros, alguns até bem posicionados em empresas e no mundo dos negócios, concluíram que necessitavam de um novo "Software", encontraram no nosso projeto, não só uma forma de poderem "instalar" o " Windows 9" através de um sistema de formação continuo (considerado um dos melhores do mundo), como também poderem participar como empreendedores num projeto económico que está considerado por muitos especialistas como a evolução natural do franchising, numa área de mercado que fatura biliões de euros só em Portugal.
IMPORTANTE: alguns têm já o "Windows 7", mas tem bugs...e outros ainda não aprenderam a utilizá-lo...
Falarei disso outro dia.
Você e eu viemos ao mundo para transcender.
Eu vou transcender e você?
Vitor Amador
Coach e Mentor GTi