quinta-feira, 24 de março de 2011

Será que o seu "jarro" já está cheio?

Quando os problemas na vida parecerem demasiados, quando parece que as forças estão nos limites...Faça o seguinte exercício e faça uma reflexão.Pegue num jarro grande e coloque pedras dentro até não caberem mais pedras.
Pergunte-se: Está realmente cheio?
Se concluir que sim, pegue num copo com gravilha e despeje no jarro (a gravilha vai preencher os espaços vazios entre as pedras), até não caber mais gravilha.

Pergunte-se: O jarro está realmente cheio?
Se concluir que sim, pegue num copo com areia e coloque dentro do jarro até não caber não caber mais.
Pergunte-se: Está realmente cheio?
Se concluir que sim, coloque água num copo e vaze no jarro até ao limite.

Duas reflexões pode reter:
A primeira é que por mais problemas que tenha, por mais que lhe pareça que está no limite, lembre-se do jarro, possivelmente no seu "jarro" só ainda tem pedras, a sua capacidade para  lidar com as circunstancias ainda está muito aquém dos seus limites. Nenhum ser humano é consciente dos seus limites, o que acontece e o impede muitas vezes de ir mais além é acreditar que está no limite, seja humilde consigo próprio e não assuma que já o conhece.

Segunda reflexão, é que se começasse por colocar primeiro a água no jarro, este já não teria capacidade para levar mais nada, o mesmo acontece consigo, muitas vezes não coloca os "ingredientes" necessários (conhecimentos, atitudes, humildade, crenças, etc.) na ordem correta ou os adequados dentro do seu "jarro", logo as decisões que toma não estão assentes no seu potencial, estão assentes naquilo em que acredita e algo muito importante é termos consciência, que os conhecimentos e crenças que temos hoje, podem amanhã levar-nos a tomar decisões erradas.

Hoje mais que nunca é preciso ter uma atitude próativa.
Pensar e AGIR fora da "caixa", mas não só de conversa, a sua vida não vai melhorar só por você dizer coisas bonitas, que o fazem parecer SER uma pessoa deste século.
Não basta PARECER, hoje mais que nunca é preciso SER.

Já estamos na Era da Imaginação, onde o SER é o fator distintivo 
SEJA, NÃO PAREÇA.

Seja feliz HOJE...
VOCÊ e eu viemos para fazer a diferença...
Vitor Amador
Coach e Mentor GTi

2 comentários:

Sónia F. disse...

Olá!!
Eu tenho agido "fora da caixa" e efectivamente, desde que comecei a mover-me desta forma sobram-me ideias daquilo que sonho e desejo alcançar. Acrescento um único senão a esta visão periférica. Quando se afirma "...a sua vida não vai melhorar só por você dizer coisas bonitas, que o fazem parecer SER uma pessoa deste século... " de facto concordo e temos de saltar para a acção. Acontece que toda a acção tem um custo associado! Cada vez mais descubro actividades e formações fantásticas para fazer, autênticos tesouros a preços igualmente milionários. Diariamente me debato entre a vontade quase frenética de me desenvolver pessoalmente, de frequentar cursos e palestras sobre vários assuntos que me interessam e o meu orçamento mensal, ou seja, essa vontade é inversamente proporcional à conta bancária. O que em si constitui um paradoxo!! Como é que realizo os meus sonhos se investi o dinheiro a "aprender" a sonhar?!!

Genial Team International disse...

Olá Sónia, agradecemos duplamente o seu comentário, primeiro porque é um prazer alguém comentar o que escrevemos, certo? Segundo porque os pontos que menciona são muito interessantes, de tal forma, que merecia uma reunião pessoal.

Parabéns por pensar "fora da caixa" e sentir que não basta pensar, é preciso AGIR, Parabéns por ter coragem de sonhar e de partilhar a suas opiniões.

Em relação a essas atividades e formações fantástica, a nossa opinião é que a maioria das pessoas tiram muito pouco proveito delas, visto não estarem normalmente associadas a um programa de formação continuo. As pessoas fazem essas formações fantásticas (que na verdade algumas são, mas no dia a seguir entram no mundo real, que queremos dizer com mundo real? Queremos dizer em primeiro lugar que a pessoa que fez a formação não muda de um momento para o outro, todos temos uma "formatação" que levou anos a interiorizar e mudá-la não é um estalar de dedos, segundo e também muito importante ou até mais, é o facto de ela após a formação voltar a estar rodeada de pessoas com a tal "formatação", originando que em poucos dias a maior parte dos conceitos aprendidos tivessem ido...
Não queremos dizer que não vale a pena fazer formações, nada disso, o que queremos dizer é temos de ver esse tipo de formação como um meio e não um fim.

Em relação à vontade frenética de investir em formação e esta ser inversamente proporcional à conta bancária, acredite que não está só, nós vemos muita pessoas debaterem-se com essa situação.
É aqui que a Genial Team tem algo para oferecer.
Não somos uma empresa de formação, somos um grupo de empreendedores que tal como a Sónia, sentíamos necessidade de "trabalhar" o SER, mas também estávamos muito conscientes de que necessitávamos de ampliar os nossos rendimentos ou noutros casos gerar rendimentos diferentes, de forma a que não fossemos reféns do dinheiro. Ao fazermos parte da Genial Team encontrámos um Sistema de Formação que nos proporciona formação continua, que para além de ter um investimento "low cost", nos desenvolve a nível do SER, mas muito importante permite-nos desenvolver uma atividade económica que vai proporcionar numa primeira fase podermos ganhar dinheiro e numa segunda criar riqueza.
Explicando isto com um pouco de humor, poderemos dizer que vamos entrar numa Universidade (do Êxito) em que as notas são atribuídas por nós próprios mensalmente em forma de euros, ajudando-nos a concretizar os sonhos que temos.
Pergunta "Como é que realizo os meus sonhos se investi o dinheiro a "aprender" a sonhar?!!). Bem o que lhe podemos dizer é que se realmente vive esse paradoxo e quer REALMENTE sair dele, podemos ter uma solução, quem sabe.

Para terminar e referindo as muitas ideias que tem, bem haja, por isso, continue a incentivar-se para ter ideias (ainda que algumas vezes sinta alguma frustração), pois ao contrário do que a maioria diz, já não estamos na Era da Informação ou Conhecimento. Estamos na Era da Imaginação, pois, se à duas décadas o problema era falta de conhecimento, hoje o problema é excesso de conhecimento, que leva as pessoas a dispersarem-se e não conseguirem focar nada de concreto, o que pode fazer diferença é precisamente a Imaginação, para pegar nesse conhecimento e fazer algo com ele.

Gratos por interagir connosco
Seja Feliz HOJE!!!
Você nasceu para TRIUNFAR!!!!
Vitor Amador
Coach e Mentor GTi