Se no século passado criar um negócio individual e trabalhar muito era parte da formula secreta para ter sucesso, hoje, século XXI, os mais atentos sabem que isso não é suficiente.
Criar hoje um negócio individual é ser uma "Sardinha" no meio de muitos "Tubarões". Em 99,99% das áreas de negócio acessíveis às "Sardinhas" existem já empresas estruturadas em rede (holdings) que fazem delas "Tubarões" contra as quais as "Sardinhas" não têm hipótese de competir, resignando-se muitos empreendedores em ir sobrevivendo, auferindo rendimentos limitados que em muitos casos são até superados pelos empregados desses "Tubarões".
Então, que opções tem um empreendedor que seja "Sardinha" neste mundo de "Tubarões"? Na nossa humilde opinião, fazer um pacto com um "Tubarão", estabelecer uma parceria em que a relação seja ganhar/ganhar e que permita à "Sardinha" poder determinar quanto VALE O SEU TRABALHO.
É por este facto que o Franchising cresceu vertiginosamente na última década. As "Sardinhas" mais visionárias (Franchisados) e com algum poder de investimento estabeleceram parcerias com "Tubarões" integrando e beneficiando de uma estrutura em rede, onde apesar de serem empreendedores individuais, beneficiam da sinergia de uma rede. Qualquer pessoa com visão empresarial concorda que é melhor ter um MacDonals que um Vitor Amburguers.
O Franchising é assim um conceito empresarial que permite às "Sardinhas" que já concluíram que não podem empreender individualmente como no século passado, estabelecerem um pacto com um "Tubarão", no entanto, fazer uma parceria com um "Tubarão" (master) realmente "Tubarão", (porque se é apenas um "Carapau" mascado de "Tubarão" não adianta nada e há por aí muitos) é preciso já ter uma capacidade de investimento interessante, algo que muitos empreendedores não têm. Embora o Franchising não permita às "Sardinhas" poderem criarem a sua própria rede, o que é uma condicionante relevante, é uma opção para não ser uma "Sardinha" a competir com "Tubarões", mas sim aliada.
O Conceito empresarial em que assentamos a nossa atividade como empreendedores/empresários ("Sardinhas") permite-nos estabelecer uma parceria com um "Tubarão" que para além de proporcionar empreender sem risco de investimento, nos proporciona beneficiarmos da sinergia criada por uma rede com mais de 3,500 milhões de empreendedores e muito importante, como "Sardinha" você pode criar a sua própria rede, tal como por exemplo, Ray Croc um dia também decidiu fazer.
O que lhe queremos dizer é que se é uma "Sardinha" empreendedora e até hoje anda à procura da "Tal Ideia" para empreender, VOCÊ PODE.
Nós continuamos a ser "Sardinhas", mas nadamos para o mesmo lado dos "Tubarões" e não contra eles e isso faz toda a diferença, nos resultados.
Seja Visionário, Seja Feliz!!
Vitor Amador

Sem comentários:
Enviar um comentário