O programa Shark Tank provou que os portugueses têm o bichinho do empreendedorismo ou pelo menos, de fazerem muito dinheiro. Sendo o programa um fenómeno de audiências no público jovem.
Para todos aqueles que querem ter sucesso no empreendedorismo ou, que já não acreditam em empregos para a vida, reformas e acreditam que o empreendedorismo é o caminho mais seguro, aqui ficam 3 lições retiradas do programa.
1- Produto ou serviço com ampla procura: Quantas vezes já vimos episódios, em que os Sharks se queixavam do negócio ser pequeno, o produto ser para um nicho e até o famoso ” Stop the Madness!” de Kevin O´Leary. Pois bem, qualquer produto ou serviço pode começar por um nicho de mercado e ir crescendo mas, logo à partida, deve ser um produto passível de ser usado por um grande número de pessoas. O que não significa que negócios com nichos de mercado premium não prosperem. No final é tudo uma questão de target.
2- Vendas, vendas e mais vendas: Não é condição, que um negócio em pré-vendas, seja um mau negócio. No entanto, ninguém consegue discutir com dinheiro. Muitos negócios podem parecer rídiculos até ao ponto em que a pessoa diz: ” Fiz 100.000$ em 6 meses!” e numa reviravolta já todos lhe dão atenção de olhos esbugalhados. Portanto, as vendas curam tudo e calam muita gente. Para quem tem dificuldade em vender ou está numa fase inicial, aqui está a recomendação de um livro que me foi bastante útil: http://www.amazon.com/Sell-Human-Surprising-Moving-Others/dp/1594631905/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1408461031&sr=1-1&keywords=to+sell+is+human
3- Royalties criam um legado: À 2 anos atrás, quando falava com alguém sobre royalties, sabia que logo a seguir teria de fazer uma breve explicação do seu significado. Graças ao Shark Tank vamos ficando habituados a termos como: Royalties, EBITDA, ROI, Customer Acquisition etc. Um royalty só é possível de ser alcançado através de um negócio, ou de uma actividade na qual se crie algo para depois recebermos uma percentagem, de cada vez que esse produto ou serviço é transacionado (ex: música, livros, seguros).Numa conferência com um dos maiores empresários portugueses, a qual tive oportunidade de assitir, dizia o mesmo: ” Existem negócios grandes e pequenos. Os grandes dão royalties os pequenos não; mas ambos começam pequenos.”
O royalty é efectivamente a única forma de liberade financeira.
Existem muitas mais lições, dicas e ensinamentos que podemos retirar do Shark Tank, mas ficam aqui apenas 3, porque tempo é dinheiro.
by Sérgio Mesquita
www.genialteam.org
www.genialteam.org

Sem comentários:
Enviar um comentário